EDUCAÇÃO INFANTIL

Nossa Proposta Pedagógica valoriza a aprendizagem ativa, contemplando os princípios humanistas e socioconstrutivista. Os alunos participam de vivências em que são autores e atores o processo de aprendizagem.

Compreendemos que para contribuir com a formação integral da criança necessitamos oferecer um ambiente desafiador, que permita o desenvolvimento físico, emocional, intelectual e ético.

Cada criança tem um jeito de aprender e nós proporcionamos a melhor forma de ensinar ampliando, desenvolvendo e aperfeiçoando as habilidades esperadas para cada etapa.

HORÁRIOS

  • Período da Manhã: 7:45 às 12:00 – “Projeto Eu e o mundo” (Integral)

  • Período da Tarde: 13:15 às 17:30 – Pedagógico

  • Integral: 7:30 às 17:30

  • Horários flexível: de acordo com a necessidade da família.

TURMAS

  • Infantil 1 (2 anos)

  • Infantil 2 (3 anos)

  • Infantil 3 (4 anos)

  • Infantil 4 (5 anos)

  • Infantil 5 (6 anos)

ALIMENTAÇÃO

A partir desta etapa a rotina da alimentação passa por mudanças. Com isso, as famílias enviam o lanche para as crianças consumirem no momento adequado.

A Escola dispõe de almoço e jantar, caso necessite, consulte a secretaria para informações.

INTEGRAL

O período da manhã da Educação Infantil é reservado para atender os estudantes que permanecem na Escola no período Integral.

As crianças possuem uma rotina especial com contação de história, Projeto “Eu e o mundo”, jogos, momento do brincar e recordando (momento destinado a relembrar e executar as lições de casa a partir do Infantil 5).

O Projeto “Eu e o mundo” tem a finalidade de refletir com os estudantes a ação do homem com o mundo e o que é necessário mudar para melhorar o meio em que vivemos. Para isso abordamos os seguintes temas: cuidados pessoais, hábitos de convivência, alimentação saudável, atividades físicas, sustentabilidade e meio ambiente.

DIFERENCIAIS

SALAS AMBIENTES

A Escola possui salas temáticas (Alfabetização, Ateliê, Convivência, Interativa e Brinquedoteca) com mobiliário e disposição de acordo com a proposta estabelecida para cada ambiente. As turmas transitam pelas salas permanecendo em cada por aproximadamente 40 minutos desenvolvendo atividades contemplando os eixos estruturantes e habilidades adequadas para cada faixa etária.

CORPO E MOVIMENTO

Nesta aula os alunos irão explorar e vivenciar os movimentos, gestos, sons com o corpo, jogos, circuitos, correr, saltar etc. A finalidade é introduzir e ampliar habilidades como equilíbrio, lateralidade, força, velocidade etc. Contribuindo para o desenvolvimento global do indivíduo.

AULA DE MÚSICA

Música é uma maneira de expressão em que as crianças aumentam o vocabulário, apreciam a cultura de domínio popular com as parlendas e cantigas etc. Neste momento também desenvolvem ritmo, coordenação motora com os gestos, fazem relação da letra da música com os movimentos, utilizam instrumentos musicais etc.

CULINÁRIA

Momento saboroso em que o grupo põe a “mão na massa” e prepara alimentos que possam ser repartidos e degustados por todos. As crianças são apresentadas a conceitos matemáticos (quantidades, instrumentos de medida, nome dos produtos, organização etc.) de forma lúdica e prazeroso.

QUERUARTE

É uma exposição de Arte e Criação Infantil representada por trabalhos manuais e construções com diferentes materiais, que simbolizam a criatividade e a valorização da Arte como instrumento e apoio para o aprendizado. Este evento acontece trimestralmente.

QUERULER

Projeto envolvendo as famílias e as crianças. Uma vez por semana as crianças levam um livro para ler em família e trazer suas observações na segunda-feira, para compartilhar com os amigos e professora as informações e curiosidades sobre o que leram.

DIA DA FRUTA COMPARTILHADA

Neste dia cada criança poderá trazer uma fruta de sua escolha e/ou sua preferência. Os estudantes irão observar as características das diversas frutas recebidas e em seguida irão saboreá-las. O intuito é estimular o hábito da alimentação natural e saudável.

FESTA DE ANIVERSÁRIO

Neste dia tão especial, o aniversariante em conjunto com os colegas, irão fazer um bolo delicioso para que, depois de pronto, possam cantar parabéns e festejar o dia mais feliz com o aniversariante.

MATERIAL ESCOLAR

Na Educação Infantil a maioria dos materiais são utilizados de forma coletiva. Por isso, no início ano letivo é divulgado o valor da taxa de material semestral utilizada para a aquisição de produtos de papelaria, pintura, massinha, tintas, lápis de cor, giz de lousa, giz de cera etc.

Também são utilizados livros de Linguagem, Matemática etc que deverão ser adquiridos pelos pais.

UNIFORMES

  • Os uniformes devem ser adquiridos na Escola.

  • Algumas peças são encomendadas.

  • Solicite informações na Secretaria.